obituário

Falecimentos em Santa Maria e região

Os obituários são publicados semanalmente aos fins de semana na edição impressa e online do Diário. As informações podem ser enviadas para cassiano.cavalheiro@diariosm.com.br ou pelo telefone (55) 3213-7121.

Eva Maria Agostta de Souza (28/02/1946 - 4/06/2021)

Nascida em Dilermando de Aguiar, Eva Maria Agostta de Souza era filha de Paulo Rodrigues Agostta e Delcina Watimo Agostta e irmã de Orlando Renato Watimo Agostta e Adão Jorge Watimo Agostta, 73.

Aos 12 anos, foi morar em Santiago para estudar. Aos 15, veio com a família para Santa Maria onde cursou Pedagogia. Casou com Fábio Antônio de Souza e constituiu sua família. Trabalhou por muitos anos na 8ª Coordenadoria Regional de Educação onde era querida por todos e fez amizades. Tinha muitas amigas e adorava comemorar o aniversário rodeada de familiares. Não deixava datas comemorativas passar em branco. Adorava conversar, ir à missa e cuidar de toda a família.

- A Evinha era, para mim, muito mais que minha tia. Era uma pessoa amiga, carinhosa. Acho que todas as vezes que eu falei com ela, conseguimos expressar todo o amor que sentíamos uma pela outra. Era a pessoa que unia nossa família de um jeitinho que era só dela - diz a sobrinha Camila Müller Agostta.

Os filhos Fabiano Agostta de Souza, 48, Cristiano Agostta de Souza, 45 e Bianca Agostta de Souza, 38, deixam sua mensagem:
- Mãe, honraremos o seu exemplo para toda as nossas vidas. Agradecemos todo o amor que você sempre nos dedicou, de todas as formas possíveis. Levaremos conosco para a eternidade, na esperança firme e certa de um reencontro.

Além dos três filhos, ela deixa os genros Rosi Moro e Ricardo Ribas e os netos Victor Gheno de Souza, 22, e Valentim de Souza Ribas, de 2 anos - filhos do Cristiano e da Bianca. A aposentada Eva Maria Agostta de Souza faleceu em virtude de um lúpus que foi tardiamente diagnosticado. A missa de 7º dia será na Paróquia do Bom Fim no dia 21 de junho, às 18h30min.

José Freeze (19/12/1941 - 18/05/2021)

Natural de Santa Rosa, José Freeze era filho de Ricardo Carlos Freeze e Aldorina Silva Freeze. Na década de 1970, veio para Santa Maria. Foi casado com Arminda da Silva Freeze por 54 anos, com quem teve três filhos, Marisa Freeze Agustini, Magnos da Silva Freeze (falecido) e Magnólia Freeze Von Frieling. Teve cinco netos, Magnus Freeze Von Frieling, Aline Freeze Von Frieling, Marcos Freeze Von Frieling, Vicenzo Freeze Agustini e Lorenzo Freeze Agustini, e quatro bisnetos, Eduarda Von Frieling Trindade, Bruno Von Frieling Trindade, Isabella Von Frieling Trindade e Manuella Von Frieling Gehrcke.

Muito querido pela família, a filha Magnolia conta que José era o responsável por unir a prole nos almoços de domingo:
- Com a graça de Deus fomos agraciados com a presença dele. Nossa família não é grande, mas é muito unida. Infelizmente a situação atual fez com que não ficássemos mais tempo juntos.

O neto Marcos, emocionado, manda mensagem para o avô:
- Se eu soubesse que naquele domingo de dia das mães o senhor faria sua última oração, pediria para que a orasse a vida inteira. Se eu soubesse que naquele dia, pela última vez com o senhor eu matearia, eu sentaria e ouviria com toda calma tudo o que o senhor me falaria. Vai com Deus meu vô.

O aposentado José Freeze foi proprietário da empresa Docelânia, localizada na Avenida Rio Branco. Ele faria 80 anos em dezembro, mas em 18 de maio sofreu um AVC e um infarto, o que levou o idoso a óbito. Ele foi sepultado no dia 19 de maio, no Cemitério Ecumênico de Santa Maria. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Falecimentos em Santa Maria e região

Próximo

Falecimentos em Santa Maria e região